Desafio Jovem Historiador

Atividade a realizar em colaboração com os docentes, com dinamização em sala de aula. Consiste em disponibilizar coleções de documentos do Arquivo Municipal do Seixal, a partir dos quais os alunos poderão desenvolver trabalhos no âmbito escolar.
O Arquivo Municipal do Seixal dispõe das seguintes coleções de documentos:

• I Guerra Mundial
  • Pharmacia (ou os medicamentos do século XIX)
  • Registos de óbitos do século XIX
  • Estado Novo
  • Questões sociais associadas ao desenvolvimento industrial

Além das coleções já existentes, o Arquivo Municipal do Seixal pode selecionar outros documentos e apoiar a realização autónoma de pesquisas complementares no Arquivo Municipal.

Alunos do 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário

Incentivar o espírito crítico dos alunos e proporcionar o conhecimento do que é o trabalho de um historiador, e do quanto o recurso às fontes primárias é decisivo no conhecimento da história. Inserir os alunos na questão do saber histórico, de forma que percebam as etapas da investigação. Num contexto local, transmitir conhecimento acerca de vários momentos da história. Fornecer aos docentes um novo recurso educativo.

Ao longo do ano letivo

Arquivo Municipal do Seixal