Aventura na Cidade
Jogo de personagens, cuja ação e decisões tomadas perante as situações que surgem influenciarão a forma como a história se desenrola.
A resolução destas situações vai depender da capacidade de tomar decisões, de gerir recursos, de consultar o meio e as pessoas, e de controlar o tempo e o dinheiro que têm para esta aventura imaginada.
Através deste percurso imaginário, são abordados temas que passam pela saúde, primeiros socorros, condições sociais, recursos comunitários, afetos e emoções.
Neste percurso imaginário está sempre presente o paralelismo com a vida real, com a história enquanto pessoa e com os seus recursos familiares e sociais. Muitas vezes estas tarefas vão exigir que se vá à procura da forma de resolver as situações-problema entre aquelas pessoas que nos são mais próximas e entre os recursos que a comunidade nos oferece.
Público-alvo
Professores, educadores e animadores que trabalham com crianças e jovens a partir dos 8 anos, integrados no 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário
Objetivos
Promover o desenvolvimento de competências pessoais e sociais. Promover a criação de um espaço propício ao estabelecimento de uma relação de proximidade e de partilha entre os técnicos e as crianças/jovens, bem como dentro do próprio grupo. Promover atitudes e comportamentos saudáveis. Formar técnicos para intervir junto de crianças e jovens, enquanto agentes de prevenção.
Calendarização
Divulgação: outubro
Ação de formação: 25 horas ao longo de 3 módulos: dezembro, janeiro e fevereiro
Acompanhamento: reuniões de supervisão, a agendar com os participantes mensalmente
Sessões finais: após a conclusão das sessões de jogo – a agendar por instituição pelos professores/técnicos envolvidos (maio-junho)
Avaliação: no final do ano letivo
Informações
Divisão de Desenvolvimento Estratégico – Gabinete Seixal Saudável
Mirieme Ferreira e Sandra Cunha
seixal.saudavel@cm-seixal.pt
Tel.: 212 276 700 / 918 705 635
Parceiros
ARISCO – Instituição para a Promoção Social e da Saúde
Instituições particulares de solidariedade social